My Image

Significado dos Pontos da E.F.T.

Muitas pessoas me perguntam qual o significado dos pontos da E.F.T., porem quando fiz o curso com o próprio Gary Craig, ele sempre diz que não tem a menor necessidade de saber qual o significado dos pontos, que o mais importante é encontrar os eventos específicos que geraram o bloqueio e que estão causando o incomodo atual.

Eu concordo com ele, não é necessário saber qual o significado de cada ponto para se realizar a técnica, porem quando sabemos o conceito da filosofia Oriental e entendemos como funciona a teoria dos 5 elementos, a circulação de energia no corpo e o que cada elemento corresponde, fica mais fácil de encontrar o problema.

Por exemplo;  Quando a pessoa fala para mim que esta com uma tendinite, eu já sei que tem alguma coisa envolvendo raiva, insatisfação e que o elemento é a Madeira e os órgãos responsáveis são o Fígado e a Vesícula Biliar, que cuidam dos tendões, e assim por diante.

O Elemento Fogo que é o Coração e o Intestino Delgado, esta ligado aos vasos sanguíneos, a circulação e a alegria.

O Elemento Terra é Estômago e Baço e Pâncreas, que cuida da ansiedade da obsessão, cuida dos tecidos, tecido muscular, tecido adiposo.

O Elemento Metal é Pulmão e Intestino Grosso, que cuida dos pelos, da pele, esta ligado as questões respiratórias, o sentimento é a tristeza e a mágoa.

O Elemento Água é Rim e Bexiga, que cuida de ossos e articulações, esta ligado aos medos e inseguranças.

Esse roteiro na verdade serva para o terapeuta se orientar e decifrar o que pode estar causando o desconforto, para quem vai fazer a técnica sozinho e não tem o conhecimento dos pontos e da Medicina Tradicional Chinesa, não tem o menor problema, você pode continuar fazendo a técnica e seus benefícios serão alcançados conforme a persistência  e objetividade nos eventos específicos do passado.

Segue abaixo o significado dos pontos, e qualquer dificuldade ou duvida estou a disposição para ajudar a esclarecer. 

PTC = Ponto Topo da Cabeça  -  VG 20   
Serve para clarear a mente, para pensamentos obsessivos.

PIS= Ponto Início da Sobrancelha  - B 2
O canal da Bexiga esta relacionado ao medo e trabalha ossos e articulações.

PLO = Ponto do Lado do Olho  -  VB 1
O Ponto da Vesícula Biliar esta ligado à raiva, ira, insatisfação e cuida    dos tendões.

PEO = Ponto Embaixo do Olho  -  E 2
O ponto do Estomago, seve para problemas digestivos, medos fobias e ansiedade esta ligado aos músculos e tecidos.

PEN = Ponto Embaixo do Nariz - VG 26
​O ponto Vaso Governador é um canal que trabalha com todos os outros meridianos equilibrando assim todo o sistema e pode acalmar o medo do futuro, e medo do que as pessoas pensam.

PEB = Ponto Embaixo da Boca - VC 24 
O ponto do canal Vaso Concepção que é o primeiro canal de energia que concebamos, pode tratar sentimentos de baixa autoestima e traumas. 

POC = Ponto Osso Clavícula  -  R 28
O ponto do Rim serve para tratar, medo, insegurança, ansiedade e problemas ligados ao sistema renal e ossos e articulações.

PEA = Ponto Embaixo da Axila  -  BP 21
O ponto do Baço e Pâncreas esta ligado a ansiedade, preocupação, ânsia, agitação e tecidos, principalmente músculos.

PDP = Ponto do Dedo Polegar - P11
O ponto do Pulmão esta ligado a tristeza, cuida da pele e dos pelos, aos problemas respiratórios e sensação de rejeição.

PDI = Ponto do Dedo Indicador - IG 1
O ponto do Intestino Grosso esta ligado às mágoas, culpa e situações do passado, coisas mal resolvidas que até hoje incomodam 

PDM = Ponto do Dedo Médio - CS 9
O Ponto da circulação e Sexo ou pericárdio, esta ligado ao prazer, à falta de prazer pode trazer bloqueios para esse meridiano, trabalha também o ciúme e pessoas com autoestima baixa que são dependentes.
 
PMI = Ponto do Dedo Mindinho - C9
O ponto do Coração esta ligado a Alegria, e a falta dela pode gerar raiva, sendo um ponto bom para este fim, além de trabalhar a circulação.